FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA

INFOTUR e Governo Provincial de BENGUELA Apresentam a 1ª edição, de 12 a 14 de Maio.

 

A província de Benguela acolhe de 12 à 14 do corrente mês, a primeira edição do Festival Nacional de Gastronomia de Angola.

O evento está ser co – promovido pelo Instituto de Fomento Turístico – INFOTUR, Governo Provincial de Benguela e Associação dos Hoteleiros de Benguela.

O Festival Nacional de Gastronomia enquadra-se na estratégia de promoção do turismo nacional, assente na visão de se dar a conhecer a identidade gastronómica de cada cidade e municípios.

Este festival resultará na criação de roteiros de atractividade turística ligados a gastronomia, nos quais a província de Benguela terá destaque.

Benguela apresenta-se assim, como a Capital da Gastronomia Angolana, onde se evidenciarão as particularidades da gastronomia de várias regiões de Angola. 

O salão de demonstração gastronómica estará montado na Praia Morena, cidade de Benguela, de 12 à 14 do mês em curso.

Untitled-2

REGULAMENTO

 

  1. O “Festival Nacional de Gastronomia- Benguela: Paladares Mil”, é uma oportunidade de oferecer ao público a degustação de pratos, especialmente preparados para o Festival e que representam a especialidade da casa, a preços diferenciados. Estes preços devem ser pensados como promocionais, confirmados a acção de atrair não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos clientes.
  1. As inscrições estarão abertas no período de 03 de Abril a 02 de Maio na Direcção Provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo, em cujo acto o Restaurante ou similares de restauração deverá preencher o formulário de adesão, bem como o tipo de espaço pretendido;
  1. Poderão participar do Festival, Hotéis, Restaurantes e similares, bem como Pessoas individuais ou colectivas interessadas, mediante o preenchimento e assinatura do Formulário de adesão;
  1. DAS CATEGORIAS– São seis as categorias que participam do concurso, classificadas em: Pratos de carne e/ ou Peixe; Pratos Típicos e Lombis; Mariscos e Sobremesas;
  1. O estabelecimento poderá participar em uma ou mais categorias para efeitos de avaliação, no entanto poderá apresentar na Tasquinha outros pratos para venda livre ao público.
  1. Cada Participante terá acesso a um espaço para montagem das suas Tasquinhas, cuja localização e atribuição dos espaços é da responsabilidade da organização.
  1. A decoração das Tasquinhas é da responsabilidade dos seus ocupantes, devendo estes ter especial cuidado na decoração do espaço, a qual deverá incidir sobre temas regionais. Os matérias utilizados também deverão estar de acordo com estes pressupostos, na medida do possível.
  1. As tasquinhas poderão montar até 10 mesas para atendimento ao público.
  1. A limpeza das Tasquinhas e do seu espaço fronteiro é da inteira responsabilidade dos seus ocupantes.
  1. A organização irá colocar à disposição no local do evento, uma tenda para a exposição de pratos em concursos.
  1. Os chefes de cozinhas deverão confeccionar os pratos concorrentes ao vivo a

organização irá disponibilizar mesas de serviços e fogões.

  1. A organização irá colocar à disposição no local do evento, energia eléctrica, água e contentores de lixo, devendo os participantes responsabilizarem pela puxada de energia e água até a respectiva Tasquinha.
  1. DA  AVALIAÇÃO:

▪ Os Participantes serão avaliados pelos Populares na CATEGORIA MELHOR TASQUINHA, pelos serviços prestados, quanto à postura, gentileza, simpatia, decoração e higiene.

▪  Serão ainda avaliados por um Júri Técnico ( invisível) na CATEGORIA MELHOR SERVIÇO, para o efeito serão avaliados os seguintes itens:

▪  O Júri será selecionado pela organização, e composto de 4 pessoas, e fará o seu trabalho de avaliação em sigilo durante os dias que decorre o evento.

Receberá uma folha de avalição para cada concorrente. Avaliação a ser atribuída será para cada item de 0 a 10, no final cada dia do Júri deverá achar a média diária de cada participante. No final de cada dia ou no final do 3º dia ( a ser decidido pelo juri) todos os Membros do Júri deverão apresentar os seus resultados ao Presidente do Júri que achará os vencedores ( 1º, 2 E 3º) de cada categoria;

▪  Para a Categoria Melhor Tasquinha, os Populares terão acesso a Ficha de votação para o efeito. As avaliações populares ocorrerão durante o horário de funcionamento do Festival.

  1. DA PREMIAÇÃO – Três estabelecimentos de cada categoria receberá o respectivo Diploma referenciando a participação e o lugar alcançado.
  1. DOS CONCURSOS– Paralelamente haverá quatro concursos:

▪ Concurso de Chefes de Cozinha- Os Chefes de Cozinha interessados deverão dirigir-se à DPCHT e fazer a sua inscrição até dia 02 de Maio. Estes terão a oportunidade de confeccionar ao vivo, sob o olhar dos membros do Júri e da população, um prato a sua escolha. Serão premiados os 3 melhores concorrentes;

 

▪  Concurso do “ Melhor prato confeccionado com Cerveja Cuca”- Os participantes serão avaliados pelo Júri e um Representante da cervejeira  CUCA, com premiarão aos melhores pratos.

▪  Corridas de Chefe de Mesa- Os interessados deverão igualmente fazer a sua inscrição até 06 de Maio. Os inscritos terão que percorrer uma distância previamente estabelecida pela DPCHT com uma bandeja contendo uma garrafa de vinho e um copo com àgua. Serão classificados os 3 melhores. Convém esclarecer que só é considerado válido quem chega à meta sem despejar o conteúdo da bandeja;

  1. Os inscritos poderão começar montar e decorar as Tasquinhas a partir das 8 horas do dia 10 de Maio, de forma a estarem prontas para a inauguração às 17 horas e contará com a presença de diversas Entidades oficiais convidadas.
  1. O Festival obedecerá o seguinte horário:

Dia 12 de Maio, sexta-feira, abertura 17 horas, encerramento 24 horas.

Dia 13 de Maio, sábado, abertura 14 horas, encerramento 24 horas.

Dia 14 de Maio, Domingo, abertura 10 horas, encerramento 22 horas.

  1. O Festival de Gastronomia termina no dia 14 às 22 horas, altura em que encerrarão as portas, pelo que as Tasquinhas apenas após essa hora poderão começar a ser desmontadas ( o desrespeito por esta norma implica a não aceitação da inscrição em futuras edições do Festival de Gastronomia).

 

Nota: A organização não se responsabiliza pelo material que permaneça nos espaços após a hora marcada.

 

Unidades e Custos de Hospedagem : clicar para abrir.